30 JUN 2017
Bariri obtém pela 1ª vez a pré-certificação no Programa Município Verde Azul

A conquista da pré certificação no Programa Município Verde Azul foi recebida com alegria, nesta semana, pelo Setor de Meio Ambiente. A pré certificação foi graças à avaliação positiva do desempenho de Bariri na área de Gestão Ambiental. O município obteve, pela primeira vez, essa classificação no Programa Município Verde Azul (PMVA), lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O programa estimula e auxilia as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. Na avaliação, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente analisou dez aspectos: esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, cidade sustentável, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

De acordo com Sincler Policarpo, “esta é primeira vez que Bariri é bem avaliado nas diretivas e que habilita o município a requerer verbas para iniciativas e projetos ambientais, no entanto é um trabalho anual de evolução e que tende, a cada ano, melhorar nos aspectos de aplicabilidade das ações propostas. Neste momento, a pré certificação representa um bom desempenho e sinaliza que ainda existe muito a fazer para conquistar a certificação final. Ainda neste ano, no mês de agosto,  serão entregues documentos que comprovem as ações feitas que, ao final, serão avaliadas para certificação final de 2017", esclarece o chefe do setor de Meio Ambiente.

O Selo Município Verde Azul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).

Para o Prefeito Paulo Araujo, “a conquista da pré certificação vem ao encontro aos objetivos da cidade nas questões ambientais, uma vez que este é um programa que traz inúmeros benefícios para a comunidade, com grande impacto na vida da população”, concluiu.

Encontro de gestores

No dia 8, foi realizado o 1° Encontro Estadual de Pré-Certificação do Programa Município Verde Azul, no auditório do Cemforpe (Centro Municipal de Formação Pedagógica), em Mogi das Cruzes (SP), contou com a presença do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles, gestores e servidores públicos de centenas de municípios do Estado. Sincler Policarpo, acompanhou o encontro e a classificação do município no PMVA.