28 JUN 2017
SENAI
IPMET realiza treinamento para utilização e interpretações de informações meteorológicas

A Usina Della Coletta Bioenergia S/A, em parceria com Administração Municipal, através da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, trouxeram o meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira e a professora pesquisadora Drª. Geórgia Jorge Pellegrina do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMET) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru. Foi realizado durante os dias 20 e 21 de junho um treinamento na Escola SENAI de Bariri, localizado na Avenida XV de Novembro, 196 – centro, sobre interpretações e utilização correta dos dados gerados pelos radares e boletins elaborados pelos meteorologistas do instituto.

O IPMet ofereceu o treinamento com certificação da UNESP e apostila digital de forma gratuita para usuários da iniciativa privada cadastrados no IPMet e também para órgãos públicos como Defesas Civis, segmentos da Polícia e outros órgãos públicos.

Ivan Wellington Mazo, Analista de Treinamento e Desenvolvimento da Usina Della Coletta Bioenergia S/A passou 16 horas na Sala de Informática do SENAI de Bariri, aperfeiçoando seus conhecimentos juntamente com a equipe da Administração Agrícola e Logística da empresa. "A parceria com a Administração Municipal possibilita o uso dessa importante ferramenta para planejar as diversas ações organizadas pela DCBIO como, por exemplo, o agendamento da logística de transporte, plantio, preparo de solo e colheita da cana-de-açúcar”, pontua.

No primeiro dia foram abordadas noções básicas de meteorologia e, no dia seguinte, a utilização das ferramentas disponíveis pelo IPMet que auxilia no monitoramento e na identificação de tempestades severas, possibilitando antecipadamente ações de alertas serviços oferecidos no site http://www.ipmet.unesp.br. Os 20 participantes e colaboradores da DCBio, Prefeitura Municipal, Saemba, Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros tiveram acesso ao sistema on-line disponibilizado pelo IPMET, além de interpretar corretamente as informações climáticas.

Segundo Vicente Sérgio Barbieri Júnior diretor de Desenvolvimento Econômico, “a oportunidade em firmar tal parceria foi de suma importância, pois possibilitou a capacitação de alguns servidores municipais" e reitera que o Setor de Desenvolvimento está de portas abertas para firmar parcerias que venham a somar com a Administração Pública”.

A partir de agora os órgãos públicos de nossa cidade também terão acesso em todas as informações transmitida pelo radar meteorológico da IPMet / Unesp de Bauru, através da solicitação e cadastro de usuários órgãos públicos.