21 MAR 2017
Dia Mundial da Água é comemorado amanhã (22) no Canal do Rio Tietê

Em celebração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, a Prefeitura de Bariri através do Setor de Meio Ambiente, vai realizar amanhã (22), ações de educação ambiental, limpeza e reflorestamento no Canal de Navegação Artificial Margem Direita do Rio Tietê, no Ancoradouro "Marco Belluzzo". Neste mês, uma série de atividades serão programadas pelo Setor de Meio Ambiente do município em parceria com a iniciativa privada.

No dia 22, as atividades no Ancoradouro "Marco Belluzzo" começam já pela manhã e estarão focadas no lançamento da nova etapa do programa Ação Verde - Ecomobilização de Bariri, que irá realizar diversas ações durante o ano na cidade, ligadas ao meio ambiente, como a campanha "Óleo na Pia? Nem Pensar! Edição 2017". A intenção da ação da próxima quarta-feira (22) é conscientizar as pessoas sobre o uso da água e estimular a iniciativa de plantio e arborização pelos alunos da rede municipal de ensino, garantindo maior qualidade de vida no futuro.

Em sequência, na quinta-feira (23), o Setor de Meio Ambiente em conjunto com a Diretoria de Educação, realizarão a ação de educação ambiental com os alunos do Ensino Fundamental 1 das escolas municipais: Prof.ª Julieta Rago Foloni, Prof.ª Rosa Benatti, Prof. Euclydes Moreira da Silva e Prof.ª Angela Maria Prearo Fortunato, através da campanha "Óleo na Pia? Nem Pensar! Edição 2017", com objetivo de realizar a coleta de óleo de cozinha usado, orientando as crianças a conscientizarem seus familiares sobre a importância dessa atitude, para que não despeje óleo na pia da cozinha, mas em ecopontos espalhados pelas unidades escolares. Todo o produto recolhido será encaminhado para empresa especializada pela coleta, para transformá-lo em novos produtos como: estér, desmoldante, pasta desengraxante e o desengraxante.

A campanha de coleta conta com a regulamentação da Lei Municipal nº 3.875 de 08/12/2009, que dispõe sobre a proibição de descartar óleo ou gordura vegetal nos encanamentos que ligam à rede coletora de esgoto ou de águas fluviais.

As atividades do programa Ação Verde - Ecomobilização conta com apoio da Prefeitura de Bariri, SAEMBA, AES Tietê, SBT Central, Garra Consultoria Ambiental, Grupo Sampietro, DCBio Della Coletta Bioenergia, Yang Loteamentos, Supermercados Aquilante, Mazo & Giacon e ADN.

O Prefeito Paulo Henrique Barros de Araujo, convida toda a população de Bariri e região para participar das atividades em celebração ao Dia Mundial da Água, na próxima quarta-feira, dia 22, no Canal de Navegação Artificial Margem Direita do Rio Tietê - Ancoradouro "Marco Belluzzo".

Confira a programação para este mês:

22/03 – Quarta-feira
– 8h30 - Receptivo no local;
- 9h00 - Abertura da celebração ao Dia Mundial da Água com participação do Prefeito Araujo e representantes da AES Tietê;
- 9h30 - Mutirão de Limpeza da área Canal de Navegação Artificial Margem Direita do Rio Tietê com a participação dos setores da municipalidade e comunidade em geral;
- 10h00 - Educação Ambiental com plantio de mudas e a participação de autoridades, educadores, técnicos e alunos da comunidade escolar.

23/03 – Quinta-feira
- 9h00 - Lançamento da campanha "Óleo na Pia? Nem Pensar! Edição 2017" na Escola Municipal Prof.ª Rosa Benatti, em seguida palestra com os profissionais da empresa especializada na coleta, ADN.