10 JAN 2017
GABINETE
Administração pede ajuda da população para ´grande mobilização´ de limpeza pública

O prefeito esteve reunido com vários servidores municipais na tarde desta segunda-feira, dia 9. A reunião ocorreu no gabinete e contou com a presença de comissão formada por empresários e representantes da sociedade civil.

A criação da campanha "Vamos Limpar Bariri!", pretende auxiliar em ações de limpeza pública pela cidade. A força-tarefa emergencial que está sendo montada pela prefeitura vai auxiliar os servidores municipais na limpeza pública da cidade.

Através da Diretoria de Infraestrutura, a prefeitura tem trabalhado intensamente para garantir melhorias na cidade. Desde o início do ano, a equipe de servidores municipais vem realizando a limpeza nas áreas verdes e praças de todos os bairros do município, coleta do lixo depositado em frente às residências e pontos comerciais, e outros serviços que visam o bem-estar da comunidade. Entretanto, o setor de infraestrutura está enfrentando sério problema, que necessita de ajuda da comunidade para ser solucionado ou ao menos, amenizado: até a contratação através de licitação de nova empresa responsável pela limpeza pública.

Nos últimos meses o material praticamente não foi recolhido, devido a rescisão contratual com a empresa responsável pela limpeza pública e a intenção da Administração Municipal é ter o apoio de toda a comunidade:

O objetivo da campanha de força-tarefa é contar com a ajuda da população para atuar em trabalhos de limpeza de todos os bairros. A situação se torna ainda mais preocupante devido ao período chuvoso, com os riscos de aumento dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica virus. Alerta também que o objetivo é eliminar focos com a retirada de materiais e recipientes que possam servir de criatório para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, assim como evitar que o lixo não tampe a passagem da água das chuvas nos bueiros, podendo causar danos à saúde da população, sem contar a contaminação do meio ambiente.

O chefe do setor de paisagismo, Aparecido dos Santos, diz que o setor de infraestrutura tem mobilizado esforços e intensificado os trabalhos a fim de deixar as vias e bairros da cidade sem lixo, mas pede a colaboração da população para manter a cidade limpa.

O prefeito espera se reunir na próxima quinta-feira (12), com empresários, produtores rurais e população em geral para definir os trabalhos de limpeza da cidade. O prefeito pede o apoio de proprietários de máquinas e de caminhões para auxiliar o poder público neste mutirão de limpeza.

Para manter a cidade limpa, a prefeitura está organizando um cronograma de limpeza de áreas, onde há descarte irregular de lixo, em todas as regiões da cidade.

Além de prejudicar a conservação do espaço público, o descarte irregular de entulho e lixo é considerado crime ambiental sujeito a multa em caso de flagrante. Para denunciar é preciso registrar com fotos ou filmagem o momento em que a pessoa está fazendo o descarte incorreto do lixo, bem como o número da placa do veículo ou outros registros, enviando para comunicacao@bariri.sp.gov.br.