CATEGORIA : Saúde
Santa Casa de Bariri passa a realizar cirurgias eletivas

07/05/2021 às 10:10:00

A Administração Municipal, por meio da Diretoria de Saúde e em parceria com a Santa Casa de Bariri, inicia uma sequência de ações para redução da demanda das cirurgias eletivas que encontram-se na demanda reprimida da prefeitura. A iniciativa faz parte de um programa que está em construção no município, cujo objetivo é garantir saúde de qualidade a todos. 

As cirurgias vão contemplar os procedimentos contratualizados com o Sistema Único de Saúde (SUS), que não foram executados em anos anteriores, e serão executadas pela equipe de profissionais da Santa Casa de Bariri e pelo Instituto de Cirurgia Sem Sangue, por meio de parceria público-privada firmada entre as duas instituições. Além da colaboração na realização das operações, o Instituto também está investindo nas instalações da Santa Casa, onde estão sendo desenvolvidos os projetos de construção e disponibilização de consultórios e ampliação da ala hospitalar. 

Segundo a Diretoria de Saúde do município, há uma lista de espera para os procedimentos cirúrgicos e os pacientes serão chamados de acordo com ela. Entre as cirurgias a serem feitas estão: 59 cirurgias gerais (colecistectomia, hérnias, hemorróidas, cistos pilonidal), 81 operações ginecológicas, 37 vasectomias e 17 laqueaduras.  

No último dia 28, a equipe da Santa Casa iniciou a triagem dos pacientes que aguardam as cirurgias citadas acima. Posteriormente, serão feitos exames complementares para que se possa dar início aos procedimentos cirúrgicos propriamente ditos. 

Ontem, 06, foi realizada reunião para alinhar o início das cirurgias. Estiveram presentes no encontro a Diretora de Saúde, Marina Prearo, o Gestor Geral da Santa Casa, Mozart Marciano e o Dr. Daniel Molinar, médico-cirurgião.