História
Nos anos de 1765 até 1775, a Capitania de São Paulo era Governada por Dom Luiz Antonio de Souza, que também ficou conhecido como o grande urbanizador do interior paulista, já que foi o grande incentivador para que as pessoas formassem famílias ao redor de uma igreja, nas terras férteis às margens do rio Tietê.

Em 1769, a pedido do governador, foi transferido para São Paulo o jovem português Teotônio José Juzarte, de 19 anos, que acabara de servir na Marinha de Guerra de Lisboa. Sua missão era a de comandar expedições pelo desconhecido, caudaloso e temido rio Tietê, no qual se acreditava ser habitado por índios “canibais”, feras selvagens e principalmente cobras gigantescas.

Em 20 de Abril de 1769, ao avistar uma comprida ilha no meio do rio, embicaram as grandes canoas e avistaram uma pequena cachoeira, que recebeu o nome de Bariry-Mirim, e logo à frente uma pequena ilha com uma grande cachoeira, chamada Bariry-Guaçu. Passaram a noite acampados e índios vindos na expedição fizeram contato com os índios que aqui habitavam e viu se tratar da tribo Caingangue, também conhecidos por Coroados devido aos pedaços de bambus que usavam na cabeça em forma de Coroa. Os Coroados cultuavam o barulho das águas da grande cachoeira.

Na língua Tupy-Guarani, Bariry significa “trecho de rio com cachoeiras com águas barulhentas e agitadas”. Ao cortarem a mata e atravessarem com muita dificuldade toda a gente e embarcação por terra, subiram nas embarcações entre as pedras próximas da margem e seguiram em

tremenda disparada, devido às águas muito velozes desse trecho do rio. Em 1832, com a instalação do município de Araraquara, ficou essa região conhecida por “Campos de Araraquara”, no qual compreendia um distrito e dezenove quarteirões. Nossa terra era o Quarteirão 9 e no primeiro recenseamento Federal do ano de 1835, aqui se encontrava José Antonio de Lima que vivia de sua lavoura às margens do rio, no Sitio do Tietê. Com a sua morte em 19 de agosto de 1846, deixa viúva e duas filhas nascidas nesse solo.

Aos poucos foram negociando parte das terras e no ano de 1858, aparece para comprar o último grande lote de terras João Leme da Rosa, que ao comprar grande área, doou parte ao bispado para se erguer uma Igreja em devoção a Nossa Senhora das Dores, o que valorizou muito as terras e fez sua fortuna aumentar mais de cinqüenta vezes nos anos que aqui ficou.

Em 1864, vendeu suas últimas terras para o Coronel Antonio José de Carvalho. O Coronel teve como genro o jovem Joaquim Lourenço Correa, que em 16 de junho de 1890, foi pessoalmente falar com o então Governador Prudente de Moraes para que emancipasse o Bairro do Tietê. Foi o próprio Prudente de Moraes que, após ouvir sobre a grande cachoeira, deu o nome ao município de Bariry.

Após alguns governantes municipais, somente em 1908 o título de Prefeito foi criado, tendo como primeiro Prefeito o advogado Godofredo Silveira Martins e seu vice, o italiano Antonio Augusto que se tornou Prefeito em 1909.

Bariri possui uma área territorial de 441,7 km2 e está localizada na região central do Estado. A população, segundo Censo realizado em 2.010, é de 31.603 habitantes .
Confira alguns dados sobre o município:

DISTÂNCIA DA CAPITAL: 330 Km
LATITUDE: 22º04´28 S
LONGITUDE: 48º44´25 W
ALTITUDE: 477 mts
CLIMA: Subtropical
TOPOGRAFIA: Levemente Ondulado
HIDROGRAFIA: O município é banhado pelos rios Tietê e Jacaré Pepira e cortado por diversos córregos e ribeirões.

ACESSO RODOVIÁRIO:
SP 304 - Rod. Leônidas Pacheco
SP 261 - Rod. Braz Fortunato

ATIVIDADES ECONÔMICAS:
Agropecuária, Indústria e Serviços

LIMITES E DISTÂNCIAS:
Jaú (35km), Bocaina (25km), Itapuí (20km), Itaju (14km), Boracéia (16km). OUTRAS CIDADES: Pederneiras (34km), Dois Córregos (59km), Barra Bonita (56km), Bauru (60km).

FERIADOS

Bariri possui dois feriados municipais fixados por Lei, o Dia do Município (16 de junho), data em que se comemora a emancipação político-administrativa da cidade, e o Dia da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Dores (15 de setembro).

Além desses, são também feriados no município, fixados pela Lei Municipal n.º 1.700/86, de 25 de março de 1986, a Sexta-feira da Paixão e o dia de Corpus Christi. Os demais feriados são considerados pontos facultativos.

Bariri possui uma área territorial de 444,07 km2 e está localizada na região central do Estado de São Paulo. A população, segundo Censo realizado em 2.010, é de 31.593 habitantes, sendo 15.816 homens e 15.777 mulheres.

Residem na área urbana 29.975 pessoas e na área rural 1.618 pessoas. Há em Bariri 11.173 domicílios e a densidade demográfica do município é de 71,14 habitantes por quilômetro quadrado.