04 MAI 2016
EDUCAÇÃO
Escola Julieta desenvolve trabalho de prevenção contra mosquito Aedes Aegypti e Gripe H1N1

A Escola Municipal Profª Julieta Rago Foloni, através do Grêmio Estudantil vem desenvolvendo nas últimas semanas trabalho de conscientização para prevenção de doenças contagiosas como a Dengue, Zika e Chikungunya que são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

O trabalho com os alunos do Grêmio mais participativo e atuante, faz parte de uma das propostas pedagógicas solicitadas pela Diretora de Educação e Cultura, Dinorá de Azevedo Musegante, que busca criar uma  identidade entre a escola e os alunos que a frequentam e desta forma, colaboram na formação de vínculos com a comunidade escolar, facilitando a preservação do prédio escolar e diminuindo índices de casos de  doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti na comunidade em que os alunos estão inseridos.

A direção da escola, juntamente com professores e funcionários desenvolvem atitudes diárias de orientação e de limpeza do ambiente escolar, evitando assim que apareçam criadouros do mosquito na escola, mas a participação do Grêmio que são dirigidos pelas Professoras Auxiliares da Unidade Escolar, as quais são orientadas pela coordenadora pedagógica da mesma foi fundamental para o trabalho de conscientização, pois os alunos tem uma linguagem mais próxima das outras crianças  e  através de confecção de cartazes e mini palestras nas salas de aula os alunos conseguem atingir de forma mais eficaz a transmissão de informações sobre as doenças causadas pelo mosquito.

A escola Julieta também proporcionou aos seus alunos uma palestra no salão do Clube da Melhor Idade com a participação de agentes da Vigilância Epidemiológica - Controle de Vetores e a chefe de setor Vânia Marisa Romão Ferrari, que trouxe o boneco do Mosquito Aedes Aegypti para visitar a escola e aproveitou para vistoriar o prédio escolar.

Nos dias 02 de maio (no período da tarde) e 03 de maio (no período da manhã), os alunos da escola orientados por seus professores, finalizaram a Campanha #ZIKAZERO com várias apresentações de músicas, danças, paródias e gincana instrutiva sobre como combater o mosquito Aedes Aegypti.
A proposta de trabalho com os alunos do Grêmio para conscientização e prevenção de doenças causadas através do mosquito Aedes Aegypti está sendo muito válida e a direção escolar estendeu o trabalho de conscientização para a prevenção da Gripe H1N1 que atualmente está assustando a população. O trabalho de transmissão de informações seguirá o mesmo procedimento.

A melhor maneira de prevenir é através de informações e os alunos são multiplicadores, sendo assim é papel da escola formar alunos que possam atuar como cidadãos participativos e que tenham como missão melhorar a comunidade em que vivem.

Colaborou: Equipe da Escola Julieta