25 MAI 2022
SAÚDE
Representantes de Bariri participam de Conferência Estadual de Saúde sobre políticas públicas em saúde mental

As propostas serão apresentadas na
3ª Conferência Estadual de Saúde Mental

Aconteceu por videoconferência, no último dia 13, a etapa macrorregional de Jaú da 3ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo. O evento teve como tema central “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Os representantes de Bariri, delegados escolhidos pela Conferência Municipal de Saúde Mental, participaram de forma on-line direto da sala do Conselho no Serviço Social.

As diretrizes trabalhadas seguiram quatro eixos temáticos: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): universalidade, integralidade e equidade; além de Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

De acordo com a diretora de Saúde, Marina Prearo, a Etapa Municipal e/ou Macrorregional tem por objetivo analisar as prioridades constantes no Documento Orientador e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental. “Esse é o espaço responsável pela construção e atualização participativa das políticas públicas no campo da Saúde Mental, conforme rege a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS)”, esclareceu Marina Prearo.

As propostas eleitas nesta Conferência Estadual de Saúde serão apresentadas na 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental, que será realizada de 23 a 25 de junho.