17 MAI 2022
SAÚDE
DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO: Toda sexta-feira tem “Roda de Conversa” para hipertensos e diabéticos em Bariri
Foto Noticia Principal Grande
As rodas de conversa para os hipertensos e diabéticos acontecem no Posto de Saúde PSF 4, localizado à Rua José Gonçalves, 147, Vila Santa Rosa, toda sexta-feira, às 8 horas (Fotos: Saúde de Bariri)

Neste Dia Mundial da Hipertensão, 17 de maio,
lembramos que a Roda de Conversa é semanal,
no Posto de Saúde PSF 4, à Rua José Gonçalves, 147,
Vila Santa Rosa, toda sexta-feira, às 8 horas

Com o tema "Meça a Pressão e Descomplique a Vida", é celebrado neste dia 17 de maio, terça-feira, o Dia Mundial da Hipertensão, reforçando a importância de medir a pressão arterial para o diagnóstico e do controle da pressão ao adotar hábitos saudáveis de vida, além do uso correto da medicação quando indicado, para prevenir as principais complicações da doença, como o infarto do miocárdio, AVC e doença renal.

Dessa forma, uma sequência de ações está sendo realizada pela Prefeitura de Bariri, por meio da Diretoria de Saúde, para a prevenção e orientação a respeito de hipertensão e também de diabetes.

No decorrer da semana passada, por exemplo, a Saúde municipal promoveu a busca em campo para aferição dos sinais dessas doenças, em pontos estratégicos da cidade.

Outra atividade regular são as rodas de conversa com os usuários do sistema municipal de Saúde que são hipertensos e diabéticos. A Roda de Conversa é semanal, realizada no Posto de Saúde PSF 4, que fica localizado à Rua José Gonçalves, 147, Vila Santa Rosa, toda sexta-feira, às 8 horas.

A diretora de Saúde, Marina Prearo, esclarece que os objetivos dessas rodas de conversa são os de promover a co-responsabilização dos participantes (autocuidado) enquanto responsáveis pela sua vida; ampliar o conhecimento da população sobre hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM), seus riscos e complicações; estimular as práticas de hábitos saudáveis; verificar as dificuldades relacionadas à adesão ao tratamento.

“A prevenção e o controle da hipertensão arterial e do diabetes são ações prioritárias na Atenção Básica de Bariri”, disse Marina Prearo.

Juntamente com as Rodas de Conversa, são previstas medidas preventivas e de promoção da saúde (ações educativas sobre condições de risco (obesidade, sedentarismo); ações educativas e de apoio para prevenção de complicações como orientação nutricional); diagnóstico de casos, monitorização dos níveis de glicose sanguínea e diagnóstico precoce de complicações, aferição regular da pressão sanguínea, primeiro atendimento de urgência e encaminhamento de casos.