05 OUT 2021
OUTUBRO ROSA: Saúde promove mutirão para realização de Papanicolau e mamografia
Em outubro, a Diretoria Municipal de Saúde do Município de Bariri desenvolve a campanha “Outubro Rosa”, com o objetivo de prevenir, orientar e conscientizar a população sobre os cânceres de mama e de colo do útero, além de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce.

Durante todo o mês, os postos de saúde da cidade estarão promovendo mutirão para realização de Papanicolau e para fornecimento de guias para execução de mamografia. O atendimento precisa ser agendado antecipadamente na unidade em que deseja fazer o exame, de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h.

Para mais informações sobre os agendamentos, é preciso entrar em contato diretamente com o local onde realizará o exame.

Papanicolau

O Papanicolau é um exame utilizado para detectar alterações nas células do colo do útero, sendo a principal estratégia para identificar lesões e proporcionar diagnósticos precoces, ou seja, antes da mulher apresentar sintomas. Trata-se de um exame preventivo que deve ser feito periodicamente, a fim de reduzir a mortalidade por câncer do colo do útero. O procedimento é simples, rápido, indolor e deve ser realizado por toda mulher que tem ou já teve vida sexual ativa.

Mamografia

A mamografia é um exame realizado nas mamas para identificar o câncer de mama precocemente e possibilitar maiores chances de recuperação para o paciente. O procedimento é rápido, simples, não invasivo e essencial para a prevenção e diagnóstico de tumores malignos.

MUTIRÃO OUTUBRO ROSA

Atente-se às datas disponíveis e procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência para realização do exame preventivo Papanicolau e para retirada de guias para mamografia.

UNIDADE DATAS HORÁRIO CONTATO
PSF 1 08/10 a 22/10 17h às 21h Rua Vitório Benatti, nº 67, Livramento.
PSF 2 08/10 a 22/10 17h às 21h Avenida Padre João Eid, nº 500, Domingos Aquilante
PSF 3 08/10 a 22/10 17h às 21h Rua Benedito P. de Aguiar, nº 242, Vila Conceição
PSF 4 08/10 a 22/10 17h às 21h Rua José Gonçalves, nº 147, Santa Rosa
Nova Bariri 08/10 17h às 21h Rua Angiolite Papaterra, nº 201, Nova Bariri
Soma 2 15/10 a 22/10 17h às 21h Avenida Orlando Belluzzo, nº 700, Santa Helena

Além do mutirão, as unidades de saúde do município realizam a coleta do teste Papanicolau diariamente, por meio de agendamento prévio. Confira:

HORÁRIO DE ATENDIMENTO REGULAR

UNIDADE DATAS HORÁRIO CONTATO
PSF 1 Quarta-feira 07h Rua Vitório Benatti, nº 67, Livramento.
PSF 2 Quarta-feira 08h Avenida Padre João Eid, nº 500, Domingos Aquilante
PSF 3 Quarta-feira 08h Rua Benedito P. de Aguiar, nº 242, Vila Conceição