18 JUN 2018
Corais da cidade e região encantam público no Umuarama Clube

Na última quinta-feira (14), como parte das festividades de aniversário da cidade, a Diretoria de Educação, Cultura e Esportes, em parceria com o Umuarama Clube, realizou mais um Encontro de Corais, que reuniu várias escolas municipais, e representações de Itapuí e de Itaju.

A música, sempre presente na cultura da humanidade, nos proporciona prazer aos ouvidos e evoca sentimentos, portanto, aflora nossa sensibilidade. Para muitos pesquisadores, a boa música tem a capacidade de desenvolver a mente humana, promovendo o equilíbrio, a concentração, o desenvolvimento do raciocínio, enfim, promover um estado agradável de bem-estar.

Com grande presença de público, o evento contou com a participação dos seguintes corais: Coral Som e Harmonia, da Escola Municipal Prof. Euclydes Moreira da Silva; Coral Harmonia, da Escola Municipal Profª Julieta Rago Foloni; Coral Doce Canto, da usina Della Coletta Bionergia (DC Bio); Coral CCI e Coral Corações do Alto, da cidade de Itapuí; Coral Reviver e Coral Renascer, da cidade de Itaju; Coral Escola Ana Franco e Coral do Conservatório Jauense de Música, ambos da cidade de Jaú.

Estiveram presentes o prefeito, Vagner Mateus Ferreira; a diretora adjunta de educação e cultura, Silmara Cristina Cócia Beltrame; autoridades e demais membros da sociedade civil. O professor Jeferson Carulo dos Santos, o professor Ivo Christiano, a professora Magali Gutierrez e o professor Leandro Ferreira da Silva receberam da representante do setor de cultura, Raica Patrícia Spedo, um certificado de participação.

Sobre os corais

O Coral Som e Harmonia, da Escola Municipal Professor Euclydes Moreira da Silva, é regido pelo professor e maestro Jeferson Carulo dos Santos e pelo tecladista Doi Regina. Atualmente, as aulas do Coral Som e Harmonia são realizadas no projeto segundo tempo e conta com 90 alunos participantes.

O Coral CCI é composto por adultos da melhor idade do município de Itapuí. O coral CCI está formado há um ano e seis meses e têm por objetivo integrar, por meio do canto de coral, aprendizado e entretenimento, os seus participantes.

O Coral Corações ao Alto é composto pelos coroinhas da cidade de Itapuí e regido pelo professor Ivo Christiano. Formado há pouco mais de dois anos, conta com 40 integrantes e realiza ensaios semanais. A constituição do coral sempre foi um desejo da Paróquia Santo Antônio de Itapuí.

O Coral Reviver da cidade de Itaju é regido pela professora Magali Gutierrez. Existente há três anos, o coral possui 20 integrantes, sendo vinculado à Assistência Social, e ao Projeto Centro de convivência do Idoso, da cidade de Itaju.

O Coral Renascer, da cidade de Itaju, é regido pelo professora Magali Gutierrez. Existente há quatro anos, é composto por crianças de 9 a 14 anos. O coral tem como objetivo o aprendizado da música através do canto coral, auxiliando no desenvolvimento do senso de disciplina, compromisso, responsabilidade, socialização, criatividade e sensibilidade.

O Coral Harmonia da Escola Municipal Profª Julieta Rago Foloni é regido pela professora Magali Gutierrez e pelo tecladista Doi Regina. Existente desde 2004, o coral tem como objetivo demonstrar, através da música, diferentes expressões, proporcionando satisfação, desenvoltura e, acima de tudo, inserção no mundo cultural e artístico.

O Coral Doce Canto regido pela professora Magali Gutierrez se iniciou em maio de 2012. O projeto social fundamentou-se em dar oportunidade às crianças e adolescentes, filhos e neto dos colaboradores da usina Della Coletta Bionergia (DC Bio) de Bariri, para estudarem a disciplina musical. Atualmente, o Coral Doce Canto realiza seus ensaios regularmente às segundas-feiras contando com a participação de aproximadamente 30 crianças e adolescentes com idades entre 6 a 14 anos.

O Coral do Conservatório Jauense de Música tem como regente o professor Leandro Ferreira da Silva. Formado há cinco anos e sendo aberto a toda comunidade, o Coral do Conservatório vem, ao longo destes anos, realizando vários trabalhos na cidade de Jaú e tem se tornado mais conhecido a cada nova apresentação.

O Coral Escola Ana Franco, da Escola Estadual Ana Franco, é da cidade de Jaú. Criado há três anos, pelos próprios alunos da unidade escolar, atualmente conta com 30 membros, tendo como regente o professor Leandro Ferreira da Silva. Além do apoio da própria Escola Ana Franco, o coral tem o patrocínio da Fadini Construções de Jaú.