23 MAI 2017
Serviço de Convivência do CRAS aborda o tema “Baleia Azul”

Durante o mês de Maio a Equipe técnica do CRAS abordou o tema “Baleia Azul” através de distribuição de folhetos informativos, explanação e debate com crianças, adolescentes e jovens.

Os tópicos abordados foram: formas de acesso que os moderadores do jogo utilizam para chegar nas pessoas; tendência a entrar no jogo; consequências aversivas dos desafios promovidos; como identificar se existem pessoas ao seu redor que estão participando do jogo; propostas para atuação comunitária através de discussão livre;

A equipe técnica do CRAS descreve o quanto é preocupante a exposição exagerada de crianças, adolescentes e jovens na internet, principalmente sem supervisão de um adulto responsável. Evitar o contato com jogos de violência, correntes agressivas, desafios perigosos e autodestrutivos, como o Baleia Azul é papel fundamental dos pais, responsáveis, educadores, cuidadores e profissionais que de modo geral lidam com este público – que pode ser mais vulnerável.

As recomendações para as famílias são: monitorar o uso da internet, frequentar as redes sociais dos filhos, observar comportamentos e, sobretudo, conversar com os adolescentes a respeito das consequências de práticas que nada têm de brincadeira.

É importante também redobrar a atenção com os jovens que apresentem tendência à depressão, pois eles costumam ser especialmente atraídos por jogos como o da Baleia Azul.

As unidades da Ação Social abordam e enfatizam a valorização da vida, o respeito pela vida dos outros e o uso consciente das mídias e tecnologias.

Colaborou: Equipe gestora do Serviço de Ação Social e CRAS