Ir para conteúdo


Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Youtube
SnapChat
Instagram
Notícias
Principal   Notícias
 
24/04/2017
› Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje (24)

A Diretoria de Saúde iniciou hoje (24) a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza (Gripe). A meta do Ministério da Saúde é imunizar 54,2 milhões de brasileiros. Em Bariri, a previsão é alcançar 12.448 pessoas. A expectativa é imunizar 4.847 idosos, 4.727 doentes crônicos, 1.175 crianças de 2 a 4 anos, 759 profissionais da saúde, 594 crianças de 6 meses até 2 anos, 297 gestantes e 49 puérperas (mulheres que deram a luz até 45 dias após o parto).

A vacinação têm início hoje (24), e segue um calendário, conforme o público-alvo. O risco é maior diante da proximidade da temporada de frio, quando o vírus se propaga. Por isso, o Ministério da Saúde definiu públicos prioritários para a campanha deste ano: pessoas com mais de 60 anos, as crianças de 6 meses a 4 anos, os trabalhadores da área de saúde tanto dos serviços públicos quanto dos privados, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os portadores de doenças crônica e os professores das redes pública e particular.

Entre os dias 24 de abril e 5 de maio a campanha é voltada para pessoas acima dos 60 anos, profissionais de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e puérperas. De 8 de maio à 12 de maio serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas. Esta é a primeira vez que os educadores fazem parte do grupo prioritário. A justificativa é que os professores têm contato com dezenas de alunos diariamente, o que aumenta o risco de contaminação. Entre os dias 15 e 19 de maio receberão a dose os portadores de doenças crônicas.

Os locais que farão a imunização são: Centro de Diagnose e Especialidades Dr. José Dorly Borges, localizado na Rua Campos Sales, 602 e Unidade Básica de Saúde Nassima Bussada Romero (Soma 2 - Posto Verde), situada na Avenida Padre João Eid, 500. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 13h.

Em 13 de maio, quando a campanha estará prestes a completar um mês, haverá o Dia D de Vacinação contra a Gripe. Objetivo é reforçar a divulgação da campanha. O horário de atendimento para este dia será das 8h às 17h nos locais de vacinação.

É importante ressaltar que nada impede que o paciente de um grupo que teve a etapa de vacinação iniciada em determinada data tome a vacina nas semanas seguintes em que os novos grupos passaram a recebê-la. As doses estarão disponíveis nos pontos de vacinação normalmente, desde que respeitada a data de início para cada grupo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), o vírus H1N1 foi responsável por cerca de 90% dos casos registrados no país. Em 2017, contudo, a maior circulação no Brasil está sendo o tipo H3N2. Tanto este quanto o H1N1 são tipos do vírus influenza. Ambos perigosos. Daí a importância de as vacinas serem tri ou quadrivalentes. Estudos mostram que a vacinação correta pode reduzir de 39% a 75% a quantidade de óbitos por complicações causadas pela gripe.

Saiba como se proteger

A vacinação tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, as internações e óbitos atribuíveis ao vírus influenza nos grupos mais vulneráveis, ou seja, que têm maior risco de evoluir com complicações.

A infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, a gripe pode ser transmitida por meio da fala, tosse, espirro e até mesmo por um aperto de mãos. A medida mais eficaz para se proteger é justamente a vacinação. Contudo, algumas medidas preventivas são recomendadas, como lavar bem as mãos e evitar lugares fechados e com aglomeração de pessoas. Em caso de tosse seca, febre, dores de cabeça ou garganta, a pessoa deve procurar ajuda médica.

 
 
 

 
LocalizaçãoLOCALIZAÇÃO:
Rua Francisco Munhoz Cegarra, nº 126 - Centro
CEP: 17250-000
Atendimento: Atendimento de segunda a sexta, das 08:00 às 17:00 horas.
Fone para Contato: (14) 3662-9200
Newsletter
© Copyright Instar - 2006-2017.
Todos os direitos reservados - Instar Internet

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.