18 NOV 2016
CULTURA
Orquestra de Viola e Violão “Boca do Sertão” se apresenta hoje (25) na Praça da Matriz em Bariri

Acontece hoje, dia 25, sexta-feira, às 20h na Praça Joaquim Lourenço Corrêa (Praça da Matriz), o Projeto momento caipira: "Viola, Violão, Música e Tradição", um show contagiante para a população baririense com muita música caipira.

O Projeto Momento Caipira: "Viola, Violão, Música e Tradição", leva a cultura tradicional caipira de música raiz aos mais variados públicos. Resgata a tradição dos "causos", dos romances, das tragédias, das estórias do interior, contadas através das músicas e das declamações. Relembra antigas duplas de cantores e violeiros, interpretando suas "modas de viola", bem como, repassando ao público que assiste, informações sobre tais músicas e seus compositores, através de apresentações musicais de Violas, Violões, Cantos, Declamações, Estórias e "Causos" da Cultura Caipira, mantendo viva a vocação e a tradição nos municípios do interior de São Paulo, em especial, a Região do Médio-Tietê que abrange os municípios de: Lençóis Paulista, Agudos, Areiópolis, Barra Bonita, Bauru, Bofete, Boracéia, Borebi, Botucatu, Pederneiras, Itapuí, Pratânia e Jaú.

Desenvolvido pela Orquestra Boca do Sertão, da cidade de Lençóis Paulista, o Projeto: Momento Caipira: "Viola, Violão, Música e Tradição", oferece momentos de recordações aos mais idosos, bem como, conhecimento aos mais jovens, oportunidade de resgatar e valorizar a música do interior dos Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, através de seus compositores.

A Programação de Ação Cultural conta com fontes de financiamento governamental para apresentações em diversas cidades que são realizados o projeto. Uma realização do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura através do PROAC-ICMS - Incentivo À Cultura do Estado de São Paulo - (Lei 12.268/06), com o patrocínio da empresa privada Lwarcel Celulose e apoio local da Prefeitura Municipal de Bariri.

Sobre a Orquestra
A Orquestra de Viola e Violão “Boca do Sertão” de Lençóis Paulista, é um grupo de difusão e promoção da cultura musical caipira. Iniciou os trabalhos em julho de 2012, na cidade de Lençóis Paulista. Tendo à frente o Maestro Marcos Maganha, integrantes do Grupo de Folia de Reis de Lençóis Paulista e diversos músicos remanescentes de duplas sertanejas da cidade. Unem-se com o objetivo principal de difundir e resgatar a música caipira, com execução vocal e instrumental (Violas, Violões, Canto, Declamações de Estórias e Poesias) da cultura caipira, mantendo viva a vocação e tradição dos municípios no interior de São Paulo, em especial, a Região do Médio-Tietê.

A Orquestra de Viola e Violão “Boca do Sertão” já teve a grata satisfação de apresentar-se em diversos eventos, festas, Feira Agropecuária e solenidades nas cidades de Lençóis Paulista (Projeto Lideres – Dia de Fazer o Bem – Projeto LWART (2014/2015/2016), Agrifam 2012/2013/2014/2015, Expovelha 2012/2013/2014/2015/2016. Facilpa 2013, 1ª. Festa da Uva e do Vinho 2012 – Bairro Rocinha, Festival do Folclore 2012/2013/2014/2015, Festival do Livro 2013/2014/2015), Bauru (Expo Bauru 2015 - Recinto Melo Moraes, SEST/SENAT - Encontro de Violeiros 2013, 2ª. Festança Solidária – Feira do Médio Tietê).

Serviço
- Mais informações do evento pelo telefone (14) 3662-5344 - Setor de Cultura, localizado no Centro Educacional, Cultural e de Exposições "Mario Fava" na Avenida Dr. José Jorge Resegue n. º 687. Contato da Orquestra "Boca do Sertão" através dos telefones (14) 99765-9460 / (14) 3263-7018 falar com o responsável Maestro Marcos Rogério Maganha.