13 OUT 2016
Vacinação contra a raiva começa nesta segunda-feira, dia 17

A Administração Municipal e a Diretoria de Saúde por meio do Setor de Vigilância Epidemiológica - Controle de Vetores, inicia nesta segunda-feira, dia 17, a vacinação antirrábica em cães e gatos na zona urbana, cuja campanha vai até o dia 26 de outubro.

Os postos de vacinação movéis vão percorrer os bairros do município no período das 8h às 11h e das 13h às 16h. A programação a seguir indica os locais onde estarão as equipes de vacinação da Vigilância Epidemiológica:

- 17 (segunda-feira) – Praça Toninho Romero (Vila Americana) e Praça da Bíblia;
- 18 (terça-feira) – Pátio do Estádio Municipal e Praça da Vila São José;
- 19 (quarta-feira) – Centro de Lazer do Trabalhador – Arrudão e Pátio da Caixa d'água Vila Santa Helena;
- 20 (quinta-feira) – Posto de Saúde – Av. Padre João Eid e Pátio da Santa Casa;
- 21 (sexta-feira) – Praça da Igreja – Bairro Livramento e Pátio da Igreja da Nova Bariri;
- 24 (segunda-feira) – Pátio do Cemitério Municipal e Praça da Igreja Matriz – Centro;
- 25 (terça-feira) – Lago Municipal e Pátio do Terminal Rodoviário;
- 26 (quarta-feira) – Escola Angela Fortunato e Praça da Juventude “Claudinei Assad”

O Setor de Vigilância Epidemiológica - Controle de Vetores informa a toda a população que estará vacinando os animais todos os dias, no período de 17 à 26 de outubro das 8h às 11h e das 13h às 16h, no prédio do setor localizado na Rua Campos Sales, n.º 642.

A raiva é uma doença mortal causada por um vírus, que tem como principal reservatório os animais mamíferos. É uma doença infectocontagiosa aguda fatal, caracterizada principalmente por sinais nervosos de agressividade, paresia e paralisia, sendo considerada uma das mais graves zoonoses descritas, porém pode se prevenir através do uso de vacinas.

A transmissão do vírus da raiva ocorre pelo contato da saliva do animal doente com a pele ou mucosas lesadas (mordedura ou arranhadura).

A vacinação é uma das principais ações de controle da raiva no mundo, sendo responsável pela redução do número de casos de raiva animal, e consequentemente, da raiva humana.

“Solicitamos à população que uma pessoa adulta leve o animal para vacinar sempre com uma coleira adequada e a carteira de vacina do bichinho de estimação, é muito importante que todos levem seus animais para vacinar”, comenta Vania Marisa Romão Ferrari, Chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica - Controle de Vetores.

Para maiores informações os interessados podem entrar em contato com o Setor de Vigilância Epidemiológica de Bariri por meio do telefone 3662-5783.