20 JUN 2016
Administração Municipal promove palestra sobre violência contra idoso

Na manhã de terça-feira, dia 14, a Administração Municipal por meio da Diretoria de Ação Social, em conjunto com o CREAS - Centro de Referência Especializado em Assistência Social, promoveram a palestra de "Conscientização sobre a Violência contra Pessoas Idosas". O evento foi voltado aos idosos que participam de grupos de caminhada, dança, ginástica entre outros, nas unidades e serviços do município. A abertura do evento foi realizada pela Prefeita Deo Marino, recepcionando o público, e pela Diretora de Ação Social, Sonia Regina Grigolin Maciel que convidou a todos que estavam presentes para tomar o café da manhã.

A palestra foi ministrada pela psicóloga e gerontóloga Rosana Amador Ramos, com dança e explanações sobre as diversas formas de violência contra o idoso, bem como momentos de motivação sobre a importância de aproveitar cada momento, independente da idade.

A ação ocorreu em função do dia 15 de junho, data instituída pela ONU em 2006 como "Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra o Idoso".

Além da palestra, por todo o comércio da cidade foram afixados cartazes sobre a campanha “Amor é respeito, cuidado é dever”, e também foram distribuídos adesivos para os carros para distribuição aos consumidores que circularem pelas lojas. O objetivo e divulgar a campanha e incentivar as denúncias para o caso de maus-tratos a pessoas idosas.

A equipe envolvida nas ações considera muito importante trazer a questão da violência contra idosos à tona, haja vista que, muitas vezes, alguns tipos de violência são vistos como algo "natural". Outrossim, é imprescindível que as pessoas saibam que não se trata somente da violência física, mas também de situações de negligência e/ou abandono, exploração econômico-financeira e patrimonial, além da violência psicológica, que caracteriza as diversas formas de desrespeito verbal.

Para que os casos cheguem aos órgãos competentes, aqueles que têm conhecimento das situações de abuso ou violência contra idosos precisam denunciar, e isso pode ser feito por meio do canal de denúncia "Disque 100" (basta discar 100 no telefone e aguardar atendimento para registrar a denúncia, que poderá ser anônima), ou até mesmo denunciando ao CREAS, através do telefone (14) 3662-6566.