11 JUN 2016
Administração lança pedra fundamental de creche da educação infantil

Na manhã desta sexta-feira, dia 10, a Administração Municipal, em programação do aniversário do município, através da Diretoria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, realizou o lançamento da pedra fundamental da creche escola de educação infantil Professora Nelly Chidid, localizada na Rua Antonio Bassi, Jardim Panorama ao lado da Escola Municipal ‘‘Eurico Acçolini’’.

A Creche Escola que será construída no local recebeu o nome da Professora Nelly Chidid, através da Lei Municipal nº 4683 de 19 de maio.
A unidade escolar, foi uma conquista da Administração Municipal e do Governo do Estado de São Paulo, que juntos puderam celebrar um convênio para garantir o repasse financeiro para execução da obra.

O novo prédio deverá atender cerca de 150 alunos de zero a quatro anos. O projeto segue os moldes da Secretária de Educação e é distribuído com salas de aula, lactário, berçário, refeitório, sala multimídia, área de recreação, instalações arejadas com conforto para os alunos da educação infantil de acordo com a exigência do padrão pedagógico. Esta nova creche escola oferecerá um alto padrão de qualidade na estrutura física, com salas amplas, modernas e adaptadas a faixa etária de cada criança.

Uma das prioridades da Administração Municipal foi resolver a grande problemática da educação infantil em nossa cidade. Atualmente, cerca de 540 crianças em idade de creche são atendidas.

A construção do novo prédio custará R$ 1.217.607,54, através de convênio firmado com FDE e Governo do Estado de São Paulo, com área total de 813,78 m² e será construída pela Novaven Construções, empresa vencedora da licitação.

Sobre a patrona da escola

Nelly Chidid, terceira de sete filhos do casal libanês Aziz Chidid e Zahya Farah Chidid nasceu em 1º de junho de 1931. Tinha como irmãos os também baririenses Fuad, Adma, Adelia, Fada Nemer e Louriz.

Começou seus estudos nesta cidade de Bariri frequentando o 1º Grupo Escolar e Ginásio, completando-os na cidade de Jaú, no Colégio São José, onde cursou o Normal para exercer sua profissão com muita dedicação e carinho durante 30 anos.

Formada no ano de 1950 iniciou sua carreira como professora substituta no 1º Grupo Escolar desta cidade, atual Escola Municipal Professor Euclydes Moreira da Silva.

Após concurso estadual, ingressou como professora efetiva no município de Iacanga e logo depois transferida para o município de Itaju, exercendo o magistério em escolas rurais de ambos os municípios.

Foi então removida para sua cidade natal, Bariri, na Escola Estadual Professora Idalina Viana Ferro, onde permaneceu trabalhando com muita dedicação a seus alunos até aposentar-se em 31 de maio de 1980.

Por onde passou fez amizades verdadeiras e sinceras, as quais cultivou durante toda sua existência.

Fiel atuante da igreja católica, participou entre outras atividades, da pastoral da saúde, visitando semanalmente pessoas enfermas, para as quais tinha sempre palavras de conforto, encorajamento, carinho e amizade.

Exemplo de vida e dedicação para todos que a conheceram: familiares, amigos e alunos. Nos deixou aos 76 anos no dia 25 de abril do ano de 2008, mas sempre estará viva em nossos corações.